Meio Ambiente

RECICLAR SEM SAIR DE CASA

Decreto assinado pelo governador regulamenta projeto que permitirá à Caesb recolher o óleo de cozinha usado nas residências. GDF estuda a troca de benefícios para quem colaborar.

Juliana Boechat

Reciclar o óleo de cozinha na capital federal ficará ainda mais fácil. Na mesma manhã de ontem, o governador do DF, Rogério Rosso, assinou um decreto em parceria com os presidentes da Companhia de saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB), Fernando Leite, e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Gustavo Souto Maior, para regularmentar o Programa Recóleo. Como a Coleta seletiva de lixo, caminhões da Caesb e do Governo do Distrito Federal recolherão a matéria prima usada nas cozinhas de Brasília. Considerado um dos maiores vilões do meio ambiente, o óleo vegetal pode se transformar em materiais úteis no dia a dia, como detergente, sabão e até mesmo xampu, ou ainda virar fonte de renda para famílias carentes. Para o processo ser bem-sucedido, a população deve colaborar e deixar no passado o hábito de jogar a gordura na pia da cozinha.
O Recóleo tem como base o *Projeto Biguá, desenvolvido pela Caesb desde 2007. À época, o órgão disponibilizou quatro pontos de coleta no Lago Norte. Qualquer quantidade de óleo de cozinha usado poderia ser depositada ali. A matéria-prima chegava, então, às mãos de cooperativas e associações de moradoras do Varjão. As mulheres capacitadas transformavam a gordura em detergente e sabão. Muitas delas ainda incrementavam o trabalho com aromas de flores e do cerrado. A venda dessses produtos em feiras artesanais rendia um dinheiro extra no fim do mês. " O que era um projeto pequeno se transformou em programa de governo. Queremos que todo o óleo de cozinha seja recolhido e que o trabalho seja integrado e maciço. Assim ganharemos com o meio ambiente e a sociedade", acredita Leite.
O CAMINNHO DO BIODIESEL
COMO É FEITO
A - O processo para a obtenção de biodiesel ocorre através de uma reação chamada transesterificação
B- Essa reação é realizada entre óleos vegetais ou gordura animal com álcool e um catalizador.
C- O biodiesel substituiu total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em geradores de eletricidade e calor ou motores automotivos (de caminhões, tratores, camionetes, automóveis).
D- O combustivél é ronovável, ou seja, sua obtenção e queima não contribuem para o aumento das emissões de gás carbônico na atmosfera.

1 - Fritura
2 - Separação do óleo
3 - Processo de transesterificação
4 - (Biodiesel) abastecimento dos veículos
5 - (Clicerina) - geração de renda com a fabricação de sabão
6 - Redução na emissão de gases
7- Qualidade de vida

* Água Limpa - O projeto foi batizado com o nome de um pássaro comum na região do México à América do Sul. Esse aninal é conhecido por gostar de água limpa. E, segundo o presidente da Caesb, Fernando Leite, a água limpa no Distrito Federal é o grande objetivo doprojeto Um litro de óleo vegetal contamina um milhão de litros de água.